Em ótima coletiva, Paulo Sousa quer time dominante e controlador, mas que não basta o talento: “a qualidade não expressa vitórias”

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

(Imagem: Divulgação / Flamengo)

Foram 40 minutos de uma aula para quem aprecia futebol. Sem aquelas polêmicas vazias que atraem as manchetes dos debates esportivos, a coletiva do Paulo Sousa foi um grande oásis em meio ao deserto de ideias e de palavras dos últimos treinadores do Flamengo.

Paulo Sousa quer uma equipe protagonista, dominadora, com controle de jogo e o mais tempo possível perto da área adversária:

“Quem dá qualidade ao jogo são os protagonistas e a ocupação de espaço. O sistema não é o mais importante. Pretendo que seja uma equipe protagonista em todos os momentos do jogo. Equipe dominadora, que tenha bom controle da bola e que esteja sempre perto da área adversária”, analisou.

Disse que o elenco é o melhor da América do Sul, que é de muita qualidade, mas cobrou também os jogadores, destacando que ninguém terá um lugar cativo, valorizando a concorrência, e pediu comprometimento:

“As primeiras impressões foi de um elenco com muita qualidade e que precisa cada vez mais de compromisso. A qualidade não expressa vitórias. Somos um dos melhores elencos da América do Sul, mas não é suficiente. Temos de trabalhar mais que os outros”, disse.

Por vezes, tamanho o nível técnico de qualidade do Flamengo em detrimento aos adversários, que os jogadores, se não pensavam, passavam a impressão que poderiam vencer a qualquer momento. Que não precisaria concentração, exigência ao máximo. E que bastava o treinador “não atrapalhar”, que as vitórias viriam. Paulo Sousa entende que talento não é suficiente, mas é preciso trabalho a exigência ao máximo.

Destaque também para a “a mobilidade que eu vi nos últimos anos é precária”, quando comentou sobre os volantes. No português de Portugal não é termo tão agressivo como pode soar aqui no Brasil, mas foi a crítica mais incisiva do treinador na coletiva dessa tarde.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.