A estratégia para vencer: Corinthians é a equipe que mais erra passe por jogo no Campeonato Brasileiro

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

(Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

Com a derrota do Sport para o Inter, em pleno Beira-Rio, por 2 x 1, o Flamengo voltou a somente depender de si para ser campeonato brasileiro pelo segundo ano seguido e colocar o oitavo troféu, do principal campeonato do país, em seu museu.

No começo da rodada, o empate contra o Bragantino parecia que custaria caro ao Flamengo. Contudo, com a derrota do líder, a diferença caiu para apenas um ponto. E ainda contou com empates sem gols do Atlético-MG e São Paulo, excluindo ambos da briga pelo título.

Aplicando a matemática simples e sem complicações: basta o Rubro-Negro vencer as duas próximas partidas jogando em casa contra Corinthians e Inter e torcer por um empate da equipe gaúcha contra o Vasco, em São Januário, que será octacampeão brasileiro.

É inegável que Rogério Ceni, mesmo com limitações óbvias – especialmente na leitura de jogo no segundo tempo, acertou o time. O Flamengo é a equipe com o melhor futebol nessa reta final. O recuo de Arão pra defesa, a entrada de Diego e Gerson se juntando aos meias quando a equipe tem a bola foram primordiais para o crescimento Rubro-Negro.

Já era pro Flamengo ter batido campeão há tempo. Essa sequência de vitória do Inter foi surpreendente, porque Abel Braga e sua trupe, exceção ao jogo contra o São Paulo (já em baixa), não apresenta um futebol de encher os olhos. O drama, contudo, é a grande quantidade de grandes chances perdidas pelo Rubro-Negro.

No Brasileirão 2020, o Flamengo é disparado o clube que mais cria chances de gol, porém, é o que mais desperdiça oportunidades. São 122 grandes chances criadas contra 87 do Atlético Mineiro e 78 do Inter, e incríveis 84 grandes chances perdidas, contra 52 do Atlético Mineiro e 41 do São Paulo. Ou seja, um aproveitamento de pouco mais de 31%. Em 2019, em todo o campeonato, o Flamengo criou 127 grandes chances, mas obteve aproveitamento de 48%.

Além de ser mais efetivo nas rodadas finais, o adversário do próximo domingo tem como ponto frágil os erros de passes. No Campeonato Brasileiro, o Corinthians é o time que mais erra passes por jogo: média de 42,4. Contra o Athletico, no 3 x 3, a equipe paulista errou quase 50 passes, a maioria no campo defensivo.

O Flamengo é a segunda equipe que mais desarma por jogo: média de 16,2, só sendo superado pelo Bragantino (16,6). Aproveitar o erro de passe adversário, recuperar a bola rapidamente e ser letal na conversão de chances de gol, são as principais estratégias do clube da Gávea para conquistar o Campeonato Brasileiro.

Dados: Sofascore e Footstats

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.