Brasileirão 2020: Palmeiras 1 x 1 Flamengo

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

(Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo)

A média de idade era de 21,5 anos. Eram 19 desfalques pela Covid-19. Quatro por contusão. Nem o treinador estava à beira do campo. A equipe chegou faltando 20 minutos para o jogo, e subiu ao gramado praticamente sem aquecimento. Alguns garotos que foram titulares fizeram sua estreia no profissional. O goleiro, Neneca, não atuava há nove meses.

Do outro lado era um Palmeiras com todos os titulares e jogando em casa. A expectativa pelo lado dos adversários era de um vareio. Até porque, a equipe paulista em nenhum momento se mostrou empática à infestação pelo caso de Covid-19 no Rubro-Negro. O desejo era justamente enfrentar um Flamengo fragilizado para dar o troco, após sequência de vitórias e conquistas nos últimos jogos, especialmente o 3 x 0 e 3 x 1 no Brasileirão passado. Luxemburgo se segura numa invencibilidade lotada de empates, com atuações pífias. E ficou ainda mais exposto após um jogo contra o sub-20 Rubro-Negro e quatro titulares.

Só não esperavam que do outro lado haveria garotos com disposição e muito talento em campo. Não basta somente entrar com vontade, era preciso um mínimo de organização e disposição tática. Contando ainda com a experiência de quatro atletas que não se furtaram a assumir as responsabilidades: Gerson, Thiago Maia, Pedro e principalmente Arrascaeta, que colocou a bola em baixo do braço e foi o irmão mais velho desses jovens jogadores.

Foram: 1 assistência; 3 passes decisivos; 6/6 tentativa de dribles; 10/12 duelos ganhos no chão. Confira o mapa de calor do uruguaio (via Sofascore):

O que o Flamengo fez nos dois últimos jogos é impressionante. Contra o Barcelona de Guayaquil, sete atletas não participaram do jogo por terem testado positivo para a Covid-19, além de três contundidos e um suspenso. Ontem, eram 23 desfalques. Mesmo assim, demonstrou em campo, além de uma força mental, uma força do elenco impressionante, capaz de ter uma equipe competitiva nessas duas condições adversas e contra adversários nos dois campeonatos mais importantes da temporada.

Natan, com 19 anos, e Otávio, com 18 anos, formaram a dupla de zaga e tiveram uma atuação surpreendente. O ótimo lateral Ramon, de 19 anos, uma grata surpresa que parece ter sido um ótimo achado e uma aposta de Domènec.

Foram tantos tormentos e indefinições durante a semana, especialmente no domingo, com uma guerra de liminares que, muito mais do que o empate, a atuação de alto nível e as grandes histórias dos garotos Rubro-Negros foram recompensadores, em especial do goleiro Neneca, eleito o craque da rodada, após uma atuação segura em campo e uma “defesa do campeonato”, em cabeçada de Luiz Adriano no segundo tempo.

Em entrevista no final do jogo, o goleiro se emocionou ao lembrar que fizera a primeira partida sem o pai, Jorge, que morreu em 10 de março:

– Estava há nove meses sem atuar. A diferença de última partida para esse é que meu pai estava me assistindo. Hoje, eu não tenho mais ele. Foi meu grande incentivador – disse à TV Globo.

A coletiva enérgica de Domènec no Equador, o “quanto mais fodidos em campo, mais juntos, e vamos mostrar a todos que o Flamengo não desiste” no vestiário, e os dois jogos (Barcelona e Palmeiras), podem sim marcar uma nova fase do Rubro-Negro. É hora da diretoria sair dos holofotes, se afastar e deixar o ambiente em paz.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

2 thoughts on “Brasileirão 2020: Palmeiras 1 x 1 Flamengo

  1. Se a direção do clube topar não atrapalhar mais, o Flamengo tem condições de ganhar o bi do brasileiro e até da liberta. A Copa do Brasil eu abriria mão com um time C, tipo o de ontem. Pra ganhar aquelas semanas só pra treinar, igual rolou na temporada passada e que foram fundamentais para o time do JJ voltar voando. Não fosse aqueles semanas de trabalho pós eliminação pro Athlético-PR, dificilmente o Flamengo decolaria no restante do ano.

  2. O Flamengo estreia hoje no carioca de basquete com o time totalmente completo. A Fla Tv transmite à partir das 20’15hs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.