(Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo)
Após três rodadas do Campeonato Brasileiro, o Flamengo conquistou no último sábado sua primeira vitória, ao derrotar fora de casa o Coritiba, por 1 x 0, gol de Arrascaeta.
Segundo informações do Sofascore, o Rubro-Negro é o líder no quesito de construção de grandes chances: foram 11 no total. Contudo, a equipe tem o pior percentual de aproveitamento. Foi apenas um gol, ou 9%.
Gabigol perdeu quatro chances, Arrascaeta três oportunidades, Gérson, Bruno Henrique e Vitinho uma grande chance cada um.
No jogo de estreia contra o Atlético-MG, foram cinco grandes oportunidades criadas (três no primeiro tempo e duas no segundo), de um total de 17 chutes (11 no primeiro tempo e 6 no segundo), após 62% de posse de bola.
Contra o Atlético-GO, foram apenas duas oportunidades criadas, em nove finalizações, após 66% de posse de bola.
Já contra o Coritiba, foram quatro grandes oportunidades, todas no primeiro tempo. O Flamengo finalizou 18 vezes (10 no primeiro tempo e 8 no segundo), terminando com 68% de posse de bola. (Ps: no segundo tempo houve pelo menos dois lances: a jogada errada do Bruno Henrique para o Gabigol e o chute do Arrascaeta. Ambos não foram computados pelo Sofascore).
É possível identificar também que, quando o Rubro-Negro foi escalado dentro do esquema vencedor e que estão habituados a jogar, a equipe finalizou mais e criou as maiores chances. No entanto, fica explícito também a má fase técnica dos seus jogadores decisivos. A boa notícia é que no último sábado o Flamengo voltou a jogar mais agrupado, os atletas voltaram a se procurar em campo.