Flamengo investe em aparato tecnológico e setor de análise de desempenho ganha destaque dentro do clube

0 Flares Filament.io 0 Flares ×
Wellington Sales (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Reportagem do jornal O Globo dessa segunda (3) detalha o funcionamento do setor de análise de desempenho do Flamengo, que ganhou investimento e espaço dentro do futebol Rubro-Negro.

O departamento é formado por três profissionais: o coordenador, Wellington Sales, e os analistas Carlos Eduardo Furtado e Eduardo Coimbra. Importante dizer que esse setor não se confunde com o funcionamento do scout, que analisa o mercado de possíveis reforços e fez inclusive o mapeamento dos possíveis treinadores para substituir Jorge Jesus.

Sales explica a função do setor:

– O analista de desempenho tem como especialidade analisar e interpretar os comportamentos das equipes em partidas e treinos, apresentando por meio de vídeos e relatórios. A gente visa atender três pilares estabelecidos na metodologia do clube: comissão técnica, diretoria e instituição. As necessidades são revistas e atualizadas, se necessário, a cada início de temporada, buscando oferecer um suporte cada vez mais eficiente para tomadas de decisão, disse.

O sucesso de 2019 e os três títulos de 2020 passam por esses três profissionais. Wellington Sales tem a responsabilidade de criar, desenvolver e controlar a metodologia que será implementada do profissional até as categorias de base. Isso vai das funções de cada profissional do departamento até a confecção de projetos, relatórios qualitativos e apresentações para comissão e jogadores, detalha a reportagem.

TECNOLOGIA DE ALTO NÍVEL

O Flamengo conta com um dos aparatos tecnológicos mais evoluídos para o setor, no nível dos grandes clubes do futebol mundial. É o sistema ‘Hudl Replay’, que apenas o Rubro-Negro e o Corinthians usam no Brasil, que permite a captura e envio de informações em tempo real para o auxiliar no banco de reservas.

Já o software Piero, para edição de imagens, somente o Flamengo possui aqui no Brasil. O sistema é utilizado por grandes clubes da Premier League, na MLS, NFL e NBA. Em quantidade de licenças das ferramentas, o Flamengo também é um dos clubes que mais potencializa a capacidade de produção de conteúdo.

— Isso otimiza o tempo disponível para aproveitarmos as informações geradas e potencializa a qualidade da preparação. Então, quando uma nova comissão chega e percebe que não precisará começar do zero, que temos estrutura e modos operacionais e estratégicos bem definidos, facilita pra todo mundo — explica Sales.

Um lema popular no futebol diz que a bola não entra por acaso. No Flamengo não é diferente. Antes de a bola balançar as redes, cada movimentado é observado, calculado, e apresentado em um relatório.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.