Vicente Muglia: “Com Guardiola, Torrent desenhava a estratégia nas bolas paradas, contra e a favor”

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Domènec Torrent foi o primeiro treinador que os dirigentes do Flamengo se reuniram pela segunda vez, na Europa, após uma bateria inicial de entrevistas e conversas com outros candidatos. O encontro foi realizado nessa terça-feira (28).

Evidente que o Rubro-Negro não busca o treinador pelo seu trabalho no New York City pela MLS, mas por seu histórico ao lado de Pep Guardiola desde 2007.

Para conhecer o trabalho do possível treinador do Flamengo, o blog entrevistou Vicente Muglia, jornalista e analista tático do Diário Olé desde 1997. Ele é o autor do livro “Che Pep”, onde aborda a influência de Pep Guardiola no futebol argentino.

Confira:

Com o Flamengo em vias de contratar Domènec Torrent, acredita que possa ser um bom nome para comandar o atual campeão da Libertadores e do Brasileiro?

Eu acho que sim. Jorge Jesus deixou a equipe com o sarrafo do Flamengo bem alto, devido ao seu sucesso. Embora Torrent não tenha tanta experiência como treinador, acompanha o Guardiola há 11 anos em três clubes muito fortes, como Barcelona, ​​Bayern de Munique e Manchester City.

Tendo anos de trabalho com Guardiola, Torrent defende o estilo de jogo de posição. Será uma mudança brusca, após Jorge Jesus e se futebol vertical, de muitos gols, velocidade e movimentação?

Torrent defende o estilo de jogo posicional tanto quanto Guardiola. Mas acho que você não verá um Flamengo contrário ao estilo de Jesus. A saída com toque de bola desde a defesa é semelhante ao que o Flamengo fez com Jesus. Eu imagino que a principal diferença é que o Torrent procurará ocupar os extremos no ataque.

Quais são as principais características do Domènec?

Durante muitos anos, ao lado de Guardiola, Domenec ficou encarregado do trabalho das bolas paradas. Ele estava encarregado de desenhar a estratégia nas bolas paradas contra e a favor. Ele é muito meticuloso nesse aspecto do jogo. Então, em termos de características, ele é um treinador que adere ao estilo posicional de jogo, que deseja que seus times sejam protagonistas da bola e ofensivos.

O que Guardiola diz sobre Domènec?

Guardiola tem muita consideração por Domenec. Havia uma razão para ele estar trabalhando ao lado dele há 11 anos. Ele o valoriza e o vê capaz de liderar um time tão importante quanto o Flamengo.

O Flamengo tem um elenco recheado de estrelas e jogadores consagrados. Acredita que Torrent saberá lidar com um vestiário, mesmo tendo pouca experiência?

Tem pouca experiência como técnico, mas compartilhou o vestiário com as grandes figuras do Barcelona, ​​Bayern e Manchester City. Imagino que, embora ele tenha um caráter e personalidade diferentes de Guardiola, ele poderá capturar o estilo de Pep ao tratar jogadores consagrados. Ele tem Rafinha, que já o conhece, e existem vários jogadores que falam espanhol, como Alves, Filipe Luis, Diego, De Arrascaeta.

Qual era exatamente a função de Domènec com Pep Guardiola?

Como eu já disse, ele ficou encarregado de avaliar os pontos fortes e fracos do rival na bola parada a favor e contra.

Como era a semana de treino do Guardiola e sua comissão técnica?

No dia seguinte ao jogo, eles analisam o desempenho do próprio time. Eles trabalham muito em suas próprias questões táticas e em função do próximo adversário que vão enfrentar. Muito “rondo” (o popular “bobinho”, mas no estilo Guardiola – confira aqui), trabalho em espaços apertados e procura por precisão e velocidade com a bola.

O lateral do Flamengo, Rafinha disse que no Bayern, era Torrent quem aplicava os treinos e Guardiola só corrigia. É verdade?

Sim, é verdade. Como assistente, Torrent executava as idéias nos treinos, mas sempre foi Pep quem dava o aval.

Como se deu a decisão de Domènec virar treinador, após 11 anos como membro da equipe de Guardiola?

Por que ele começou a receber ofertas e a pensar na possibilidade de tentar se tornar treinador novamente, como ele estava na Espanha antes de conhecer Guardiola. Pep deu o ok ao convite quando Torrent recebeu proposta do Nova York . Torrent não tinha certeza, mas Pep foi quem o convenceu.

Torrent chama Guardiola de gênio e diz que todos os detalhes são importantes, onde ele está sempre pensando no próximo jogo. É isso mesmo?

Exato. Isso mesmo. Guardiola gosta de analisar como o oponente joga e está sempre pensando em mudar alguma coisa para que o oponente não neutralize o jogo de seu time.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.