Jesus sobe o sarrafo e Flamengo poderá provar que seu modelo vitorioso de futebol está consolidado

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Chegou ao fim a passagem de Jorge Jesus como treinador do Rubro-Negro. Será o momento do Flamengo provar que seu modelo vitorioso de futebol está consolidado, e que Mister era parte dessa engrenagem.

Estrutura, grande elenco, salários em dia e condições financeiras para investimento. Tudo isso o clube tem. É o sonho de qualquer técnico.

Jesus fez história do Flamengo. Embora não tenha percebido logo de início a importância da Copa Libertadores – sempre considerou o Campeonato Brasileiro a maior prioridade, entendeu rapidamente o que o torcedor do Flamengo queria ver em campo. Logo no primeiro jogo no Maracanã, uma aula de futebol: 6 x 1 contra o Goiás. Foi o cartão de visitas para entender qual seria o ritmo de trabalho do português.

Ao contrário de outras torcidas, que aceitam times vitoriosos mesmo atuando de forma reativa, para o Rubro-Negro não basta vencer, é preciso dominar, pressionar e fazer gols. Não será permitido em hipótese alguma jogar recuado em pleno Maracanã, mesmo ganhando. O Flamengo de Jesus era uma equipe com obsessão ofensiva, linha alta que sufocava o adversário e encurtava o campo para chegar até o gol, recuperando rapidamente a bola. A intensidade era uma das marcas registradas dessa equipe. Com fundamentos bem executados, provocou uma revolução no futebol brasileiro.

Jesus deixa a Gávea com o sarrafo lá em cima: de atuações espetaculares dentro de campo e cinco títulos na bagagem. O torcedor não vai admitir qualquer nome ou um treinador com histórico de montar times reativos.

Problema que Jorge Jesus não saiu sozinho. Com ele foi embora a comissão técnica que ele trouxe: dois auxiliares, dois preparadores físicos e dois analistas de desempenho. O Flamengo ou terá que remontar uma comissão permanente ou aguardará a contratação do treinador e ver quem ele poderá indicar. O fato é que o novo contratado não deverá vir sozinho, como foi com Reinaldo Rueda, que chegou com apenas dois auxiliares.

O clube da Gávea entendeu em que patamar está no futebol brasileiro. Não se especula mais treinadores brasileiros, em sua grande maioria medíocres e rasos taticamente, que foram completamente amassados por Jesus nesse pouco mais de um ano de Flamengo. Quem vier, ao contrário de outros anos, não encontrará terra arrasada, mas terá um grande desfio: aperfeiçoar o esquema Rubro-Negro.


Leonardo Jardim

O nome que surge forte é de Leonardo Jardim. Nascido na Venezuela, é filho de imigrantes portugueses. Entre seus títulos, o mais expressivo é a conquista do Campeonato Francês em 2016/2017, pelo Mônaco, deixando ainda o City de Guardiola pra trás, sendo eliminado somente na semifinal da Champions pela Juventus.

Seu estilo de jogo é vertical, ofensivo e força o erro na saída de bola do adversário. Para dar continuidade ao trabalho de Jesus, Jardim é o nome indicado.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

3 thoughts on “Jesus sobe o sarrafo e Flamengo poderá provar que seu modelo vitorioso de futebol está consolidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.