A Confederação Brasileira de Futebol – CBF, reiterou nessa segunda-feira (6) que o Campeonato Brasileiro iniciará no dia 6 de agosto, após acordo com todos os clubes da elite do futebol.
A principal competição do Brasil se estenderá até a segunda quinzena de fevereiro de 2021. Nada de pausa em dezembro, já que os jogadores tiraram férias em abril. É o que informa o jornal O Globo dessa terça (7). A Copa do Brasil será encaixada no dia 26 de agosto. A Libertadores e a Sul-Americana ainda estão pendentes de definição do calendário. A confirmação do Mundial de Clubes depende dessa equação difícil de ser resolvida a tempo.
O norte é a Copa do Mundo no Quatar, que será disputado pela primeira vez em novembro de 2022. Isso significa que não dá para imaginar o calendário brasileiro nos próximos dois anos e meio da mesma forma que o conhecemos até aqui.
Os clubes enfrentarão problemas com as datas Fifa, isso porque, segundo a CBF, a pausa dessas partidas será impossível de ser atendida nesse contexto. Ou seja, além do calendário pesado, as equipes vão sofrer com a convocação de seus atletas.
As federações que não conseguirem concluir seus torneios antes de 9 de agosto deverão se virar depois para fazê-lo concomitantemente aos torneios nacionais. Para 2021, os estaduais deverão começar em março, provavelmente sem nenhum titular em campo, pois estarão retornando de férias.
Se tudo ocorrer como o planejado, o Brasileiro do ano que vem se iniciará em maio de 2021. A Fifa planejou para junho de 2021 a primeira edição do novo Mundial de Clubes. Além disso, entre 11 de junho e 11 julho, tem Copa América, que seria disputada esse ano.
Ao término da temporada 2021 no futebol nacional, a correria voltará. Passadas as férias e a pré-temporada, a tarefa será desenhar uma temporada 2022 que termine ao menos até 21 de outubro. Ou seja, um mês e meio antes do convencional. Isso quer dizer que o Brasileiro deve ser iniciado antes de maio. Quer dizer, novamente os Estaduais serão sufocados e deverão ser preteridos em prol das competições mais importantes da temporada.