Entrevista exclusiva: Emerson Santos, o Emershow, narrador da FlaTV fala sobre sua trajetória

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

“É pra comemorar” ou “Emerson! Fala, Luana”. Para os Rubro-Negros que assistem aos jogos do Flamengo pela Fla TV, essas são algumas das frases já conhecidas do apresentador, repórter e narrador Emerson Santos, o “Emershow”. Mais do que um estilo próprio de narrar, o carioca Emerson, de apenas 23 anos, vem conseguindo roubar a cena com ótimas narrações e bom humor, além da qualidade técnica de passar a emoção de um narrador de elite.

Em conversa exclusiva com a Ninho da Nação, Emershow conta a sua trajetória que começou com a conquista de um concurso da Rádio Globo com apenas 17 anos. Entre alguma revelações, o narrador falou sobre vários temas, desde o seu começo na carreira até a criação dos seus bordões, que o levaram a FlaTV e a mais de 60 mil seguidores nas mídias sociais.

Da onde surgiu a vontade de trabalhar com Comunicação, principalmente, a esportiva? Cursou, cursa ou pretende cursar alguma faculdade para exercer o trabalho de hoje?

A comunicação eu puxei da minha mãe, ela é super comunicativa e tem hora que fala até demais (risos), como toda boa mãe. Eu comecei a despertar essa vontade quando ganhei o concurso Craque da Voz da Rádio Globo, na época eu tinha 17 anos e nunca tinha narrado uma partida de futebol. Fiz curso de narração esportiva e faculdade de Jornalismo. Mas a melhor maneira para ser apresentador ou narrador é praticando.

Onde foi o primeiro lugar que trabalhou com comunicação?

Eu fiz muitos jogos em webs rádios e é uma baita escola. Mas o primeiro com remuneração foi na Rádio Saara, depois fui para a Rádio Tupi, Global Produções e agora estou na Fla TV.

Como foi que conseguiu o emprego no Flamengo?

Observaram o meu trabalho e fui chamado pra uma conversa na Gávea, a partir daquele dia foi só sucesso.

Qual o seu ídolo e/ou inspiração na narração esportiva?

Eu não tenho um ídolo na narração, acho essa palavra muito forte (risos). Mas tenho inspirações e referências no Rádio e TV. Na TV temos nomes consagrados como Galvão Bueno, João Guilherme e etc. No rádio Luiz Penido, José Carlos Araújo, Edson Mauro e Jota Santiago.

Tem alguma preparação especial antes das partidas?

É necessário um estudo da partida, saber informações do Flamengo e também do adversário. Chegar cedo no estádio, fazer uma preparação vocal e arrebentar na transmissão.

Qual a diferença na narração e comunicação para os jogos com e sem imagem na FlaTV?

É muito diferente no momento do jogo. Sem imagens a narração é mais acelerada, estilo rádio. Com imagens é mais cadenciada, estilo TV. Com imagens é muito melhor (risos).

Como você entende esse momento de transmissões de partidas via internet?

A tecnologia nos permite sair do padrão e eu gosto das novidades, vamos torcer pra que seja tendência daqui pra frente.

O que você tem achado e o que espera do crescimento da estrutura da FlaTV?

O crescimento é cada vez maior e a estrutura não para de crescer. Estamos sempre buscando o melhor conteúdo pro torcedor rubro-negro. O céu é o limite e queremos ser top 1 de TVs de clubes do mundo de inscritos no YouTube.

O nosso leitor, Fabio Leite, pergunta: Qual projeto você mais gosta de fazer na FlaTV?

Eu sou fominha, gosto de narrar, apresentar e fazer reportagens. Mas narrar e apresentar é o que eu mais gosto.

Outro leitor, o Felipe Silva, pergunta: Qual a sensação de estar narrando os jogos do maior clube do mundo com apenas 23 anos de idade, se nos melhores sonhos você imaginava isso?

A sensação é uma das melhores, é muito louco imaginar que tanta gente acompanha o trabalho e curte as narrações e apresentações. Em dia de jogo eu fico sempre muito animado e querendo que comece logo a transmissão. Me sinto muito honrado e sei que Deus ainda tem coisas grandes na minha vida.

Para finalizar, o leitor Leandro Simoni pergunta: Como seria a narração do gol do título no mundial de 2021?

Rapaz, essa aí não tem como descrever. Mas com certeza seria a narração mais marcante. Vamos torcer pra mais um título da Libertadores e depois o Mundial.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

One thought on “Entrevista exclusiva: Emerson Santos, o Emershow, narrador da FlaTV fala sobre sua trajetória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.