Petraglia, do Athletico-PR, comemora MP: “Fim do monopólio da Globo”

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Após o Bahia, outro clube comemora a edição de Medida Provisória que altera o mercado de transmissão do futebol brasileiro.

Para o presidente do Athletico-PR, Mario Celso Petraglia, a Medida Provisória publicada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (18) pode representar “o fim do monopólio da TV Globo” nas negociações por direitos de transmissão do futebol brasileiro. É o que informa a Folha de SP.

A MP determinou que os direitos de transmissão dos jogos de futebol podem ser negociados pelos clubes mandantes. Antes dela, a emissora que quisesse exibir uma partida tinha que chegar a acordo com as duas agremiações.

“Extremamente importante a MP, necessária, e penso que é um início de uma necessidade de união dos clubes brasileiros posteriormente. A Globo comprou os direitos dos clubes maiores, nos obrigando a irmos a reboque. Não podíamos vender, já que o direito era dos dois”, analisa Petraglia.

Para ele, a MP abre caminhos para a entrada de novos players, especialmente empresas de streaming, como a Amazon, que poderão negociar diretamente com os clubes mandantes sem a necessidade de fecharem pacotes com diversos clubes.

“Não é uma crítica, mas uma constatação: estávamos em um monopólio de décadas com a Globo”, diz.

“Não diria fim do monopólio, não vou pelo negativo, mas pelo dispositivo de oportunizar a entrada de novos players, principalmente o streaming”, completa.

Petraglia diz que foi Rodolfo Landim quem tomou a iniciativa e a frente de conversar com o governo federal sobre a mudança na lei. Ele debateu com o presidente do Flamengo os prós e contras, mas diz não ter envolvido diretamente nas tratativas.

“Meu sentimento é que primeiro vamos nos dividir, cada clube vai buscar seus valores, e depois tem o sentimento do que pode ser projetado em conjunto. Como no futebol espanhol: tinha o direitos individuais e depois se juntaram, e o comprador pagou infinitamente mais”, afirma.

O CAP não chegou a acordo com a Globo em relação ao PPV. Dessa forma, acredita que com a MP poderá auxiliar na negociação de transmissão desses jogos.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

4 thoughts on “Petraglia, do Athletico-PR, comemora MP: “Fim do monopólio da Globo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.