“Clubes brasileiros passam o chapéu para cobrir suas ineficiências”, por Cesar Grafietti

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Confira trechos da sempre ótima coluna de Cesar Grafietti:

“Já comentei isso anteriormente, mas reforço: a pandemia não criou o problema financeiro dos clubes. Ela antecipou situações que já eram irreversíveis, mas o problema vem de anos de má-gestão.

Há clubes que não pagam salário desde janeiro deste ano, ou seja, desde antes da pandemia. Há clubes que não recolheram FGTS e IR dos atletas em 2019.

Os dados preliminares da análise anual das finanças dos clubes que faço para o Itaú BBA indicam que as dívidas cresceram mais de 15% no ano passado, enquanto as receitas aumentaram 9% e os custos saltaram outros 15%.

E a responsável pelo caos financeiro do futebol brasileiro é a Covid-19. Claro.

(…)

A paralisação resulta na suspensão das receitas de TV, problemas para receber de patrocinadores (seja porque não há exposição, seja porque muitos estão enfrentando problemas financeiros), ausência de receitas com bilheteria e redução de sócios torcedores por problemas de falta de renda das pessoas físicas.

Claro, os salários dos atletas continuam a vencer. Mas nesse quesito, eram poucos clubes cujo mês tinha 30 dias. Para muitos o mês já tinha 60, 90 dias, mesmo antes da pandemia.

Obviamente, a crise é um cenário caótico para aqueles que tinham equilíbrio, gestão eficiente, contas em dia”

A íntegra você pode ler aqui.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.