A expectativa para a Recopa Sul-Americana: Flamengo x Independiente del Valle

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

(Foto: divulgação / Flamengo)

Mais de 45 mil ingressos já foram vendidos para o jogo de volta da Recopa Sul-Americana na próxima quarta-feira (26), no Maracanã. Hoje, o Flamengo tem o desafio de dar mais um passo na consolidação de sua imagem como um clube dominador no cenário continental. A partida de ida começa às 22h:30min.

Após disputar amistosos no começo de ano, o duelo contra o Rubro-Negro será apenas o segundo jogo oficial do Independiente del Valle na temporada. A equipe derrotou Mushuc Runa por 2 x 1 pela de LigaPro. Jogando em casa, o adversário do Flamengo teve 71% de posse de bola, mas finalizou 10 vezes, sendo somente três no gol. Enquanto o adversário finalizou 17 e acertou os mesmos três no alvo, tendo apenas 29% de posse de bola.

Ao conquistar a Sul-Americana no ano passado, havia a expectativa de um desmanche, semelhante ao que aconteceu ao ser finalista da Copa Libertadores 2016, quando apenas dois atletas permaneceram na equipe. Na época, até o treinador deixou o clube. O Fluminense trouxe dois: Orejuela e Sornoza. Porém, dessa vez a história foi diferente: após eliminar os argentinos do Independiente nas quartas e Corinthians na semifinal, e derrotar o Cólon, da Argentina, na decisão, o Independiente del Valle perdeu apenas dois jogadores: o zagueiro equatoriano Fernando León e o atacante colombiano Cristian Dájome, vice-artilheiro da Copa Sul-Americana e que chegou a ser alvo do Corinthians, após perder a briga por Michael. Contudo, o atacante se transferiu para o futebol canadense.

Independiente del Valle e Flamengo vão se enfrentar pela primeira vez em uma competição da Conmebol. Além da Recopa Sul-Americana, ambos estão no mesmo grupo da Copa Libertadores, e terão mais dois confrontos pela frente.

Jogando em casa, a equipe de Quito perdeu apenas uma vez em 24 partidas como mandante em competições da Conmebol: 14 vitórias e nove empates. A única derrota foi para o Universidad do Chile por 3 x 1, pela Sul-Americana de 2013. Contra brasileiros, o Independiente del Valle ainda não perdeu jogando em seus domínios: Botafogo (2 x 1), Atlético-MG (2 x 2 ) e Corinthians (2 x 2).

Jogando no Equador, o Flamengo ganhou dois jogos e perdeu três. Na Copa Libertadores do ano passado, foi derrotado pelo LDU por 2 x 1, na primeira fase, e Emelec por 2 x 0, nas oitavas de final.

Curiosamente, a Recopa trará a disputa entre dois técnicos europeus: o português Jorge Jesus contra o espanhol Miguel Ángel Ramírez, que conseguiu aplicar um nó tático no Corinthians, pela semifinal da Sul-Americana de 2019, ao vencer os paulistas em Itaquera por 2 x 0. O espanhol inclusive foi um dos cotados para assumir o Santos, após a saída de Sampaoli, além do Palmeiras e Athletico Paranaense.

O espanhol Ramírez chegou ao clube do Equador em 2018 inicialmente para atuar como coordenador técnico da base, após seis anos trabalhando com formação de atleta no Quatar. Em pouco tempo, assumiu a equipe principal e, já no ano seguinte, conquistou a Copa Sul-Americana. O Flamengo deveria repetir o modelo de sucesso da equipe profissional e investir em profissionais de alto nível de fora do Brasil também para suas categorias de base. O outro patamar também precisa ser estendido para outros aspectos do clube.

Será um duelo interessante, de duas equipes com características semelhantes, que gostam de ter o controle do jogo através da posse de bola. A vantagem adversária será jogar na altitude de Quito. Sem Gabigol, a ver se Jorge Jesus colocará Pedro ou preencherá o meio de campo, empurrando Arrascaeta para o ataque. Lembrando que o uruguaio sentiu bastante jogando na altitude contra o LDU e o Emelec pela edição passada da Copa Libertadores. E, nesse começo de ano, parecer ser o jogador ofensivo que menos aparenta está bem fisicamente.

Importante ainda dizer que a decisão da Recopa não há critério de gol qualificado fora de casa. Caso o Flamengo perca por 2 x 1 e vença por 1 x 0, a disputa irá para a prorrogação.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

2 thoughts on “A expectativa para a Recopa Sul-Americana: Flamengo x Independiente del Valle

  1. Pingback: 2quotations

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.