Bernardo Pontes encaminhado para ser o novo diretor de marketing do Flamengo

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

O Flamengo está perto de contratar seu novo diretor de marketing. Trata-se de Bernardo Pontes, que chega para substituir Maurício Portella, que pediu demissão do clube nos últimos dias. A notícia foi informada inicialmente pelo jornal O Globo.

Em 2018, Pontes foi entrevistado aqui pelo Ninho da Nação, lá no antigo site.

O Cruzeiro, à época, conseguiu uma média de 37 mil torcedores nos jogos em pleno campeonato mineiro: 42 mil foram contra o Tupi e 50 mil contra o América-MG. O então diretor revelou que criou uma série de iniciativas para fazer o torcedor ir aos jogos de menor apelo, pois, a estratégia era fazer o torcedor criar o hábito em ir ao Mineirão:

“Não adianta subir o preço do campeonato mineiro, que é um campeonato de menor apelo, sabendo que terá a estreia da Libertadores e o início do Brasileiro, então a estratégia é pensada nesse sentido, de poder jogar o preço de um campeonato de menor apelo para baixo e jogando pra cima o preço do campeonato de maior apelo, então essa estratégia foi adotada no sentido de ter o torcedor nesse início de temporada para mobilizar o torcedor, criar o hábito dele ir ao Mineirão e mobilizar os jogadores. Tudo pensado para acontecer exatamente dessa maneira, sendo lançado o pacote para os três jogos da Libertadores com desconto”.

Foi na sua gestão que o Cruzeiro conseguiu unir estádio cheio, receita, ingresso com bom preço e viu seu sócio-torcedor crescer om uma ideia de pontuação. A fórmula?

“Não existe uma fórmula de bolo que você vai replicá-la. Existe um planejamento de trabalho, com diversas iniciativas, que envolvem diversos departamentos, tendo a torcida junta, engajamento nas redes sociais, com a linguagem que o torcedor que ouvir, envolvimento dos atletas e campanhas personalizadas. A receita não é difícil, mas também não é pronta. É preciso adaptá-la de acordo com cada cenário, em momento de cada clube”.

Pontes revelou as estratégias que montou na equipe mineira:

“Uma série de iniciativas que se iniciou com a estratégia de montar um time forte. Para levar o torcedor ao estádio precisa de ídolos e jogadores de renomes, nomes grandes que atraem o torcedor. A estratégia de marketing também com uma precificação mais acessível nos campeonatos de menor apelo, no caso o estadual, e uma série de iniciativas foram de campo, como eventos na esplanada, o “Aquece Mineirão”, fogos, time de vôlei, gols, shows, canhão de gás quando o time faz gol e sempre uma novidade a cada jogo”.

O dirigente capitaneou algumas ações do Cruzeiro na temporada de 2018, como a criação da marca “La Bestia” para a Taça Libertadores. Também liderou o aumento do engajamento entre clube e torcida nas redes sociais.

Bernardo Pontes saiu cinco meses depois por divergências internas.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.