Tostão: “VAR, não atrapalhe!”

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Confira a coluna de Tostão na Folha de SP dessa quarta-feira:

“O Flamengo, por jogar no Maracanã, por se classificar com um empate por 0 a 0 e por ter uma melhor equipe, é o favorito para chegar à final da Libertadores. Na primeira partida, em Porto Alegre, o Flamengo jogou e não deixou o Grêmio jogar. Mas não será uma zebra se der Grêmio. Em um jogo decisivo pode haver surpresas, imprevistos e acasos, além do VAR. Ademais, os gaúchos têm experiência e um excelente time.

Por causa da intensidade e da movimentação do meio para a frente, não dá para desenhar na prancheta o sistema tático do Flamengo.

Há 20 anos, critico a ausência de meio-campistas no Brasil. Isso ocorreu porque houve uma divisão no meio-campo, entre os volantes que marcam e os meias ofensivos que atacam. O Flamengo acabou com essa mediocridade, com um trio no meio-campo, formado por Gerson, Willian Arão e Éverton Ribeiro, que sai da direita para o centro. Arão, o mais recuado, também avança. Outros meio-campistas de talento têm surgido recentemente no futebol brasileiro, como Bruno Guimarães, do Athletico-PR.

Já o Grêmio possui o posicionamento habitual dos times brasileiros, com dois volantes, um meia de ligação, dois jogadores pelo lado e um centroavante. A diferença é que os dois volantes, Maicon e Matheus Henrique, são habilidosos, marcam e têm ótimo passe. Nesta quarta (23), não será surpresa se Renato Gaúcho, com os problemas físicos de Luan, escale mais um volante e libere Maicon e Matheus Henrique para avançar mais e evitar a superioridade do Flamengo no setor. Renato sabe que o Grêmio não pode ficar acuado, pressionado, como no primeiro jogo. Precisa ter o domínio da bola.

Jorge Jesus, com 65 anos, e Renato Gaúcho, com 57, são dois técnicos modernos, ambiciosos e vaidosos, características catalisadoras, que deram brilho às próprias carreiras.”

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.