Ninho da Nação

Folha de SP: “Arrancada do Flamengo passa por grande posse de bola até fora de casa”

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

A Folha de SP analisou a posse de todos os times deste Campeonato Brasileiro, também separando os jogos como visitante ou em casa, e constatou que desde a 16ª rodada, o Flamengo, treinado pelo português Jorge Jesus, é a equipe que mais fica com a bola, até o fim da 23ª rodada.

Nas 14 partidas comandadas por Jesus no Brasileiro, o time ficou em média 58,5% do tempo com a posse de bola. Em segundo lugar vem o Santos, com 57,4%.

Nos nove jogos antes da chegada do treinador português, a posse do Flamengo era um pouco menor (53,5%).

Se considerado apenas o tempo que uma equipe fica no ataque, o time da Gávea também lidera: 18,5% do jogo todo do Flamengo é com sua posse de bola no ataque. O Santos aparece logo na sequência nesse indicador, com 16,9%.

DENTRO E FORA DE CASA

Também chama a atenção no desempenho do Flamengo é que ele possui praticamente a mesma posse de bola dentro e fora de casa (58,5% e 58,4%, respectivamente) – a média da competição é de 51,5% para os mandantes e de 48,9% para os visitantes.

Nenhum outro time do Brasileiro mantém padrões tão semelhantes, seja qual for o mando da partida.

O Santos, por exemplo, que também tem grande posse de bola dentro de casa (59,2%), tem queda maior que os cariocas quando atua fora (55,8%).

Com esse modelo de atuação, o Flamengo já bateu na casa do adversário Avaí, Cruzeiro e Chapecoense, considerando a partir do momento em que chegou à liderança.

A análise feita pela reportagem mostra ainda que, se a posse de bola funciona para o Flamengo, ela não garante sucesso para outros times.

O Fluminense, por exemplo, que apenas tem brigado para fugir da zona de rebaixamento, possui 55,4%, a quarta maior posse de bola do campeonato.

Já o Palmeiras está na briga pela liderança e possui apenas a 10ª maior posse de bola do campeonato (49,2%).

Os dados foram obtidos pelo Footstats.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *