Ninho da Nação

Basquete: Fiba divulga grupos da nova Champions League Américas

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

A FIBA divulgou nessa terça-feira os grupos da primeira edição da Champions League Américas, que irá substituir a então Liga das Américas. O campeão terá direito a disputar o Mundial de Basquete.

Em 2014 o Flamengo conquistou de forma inédita Liga das Américas ao derrotar o Pinheiros por 85 x 78, e consagrou-se campeão mundial ao derrotar o Maccabi de Israel. Na primeira partida, derrota por 69 x 66. No segundo jogo, vitória por 90 x 77.  O 28 de setembro de 2014 virou uma data histórica para o basquete Rubro-Negro.

Nos anos seguintes o clube poderia ter conquistado pelo menos mais duas Ligas das Américas. Em 2015, sediando o Final Four, em pleno Maracanãzinho, o Flamengo perdeu para o Pioneros do México por 82 x 81, após empate em 74 x 74 no tempo normal, com 19/28 nos lances livres, e teve que se contentar com o terceiro lugar ao derrotar o Peñarol.

Em 2016 foi ainda pior. Também no Final Four foi derrotado por 83 x 81 para o Bauru, que perdeu Alex e Fischer, após estar vencendo por 74 x 57 faltando sete minutos para o final da partida. O Rubro-Negro conseguiu levar 26 pontos e fazer apenas sete. Novamente pecou nos lances livres: 13/24. Na disputa do terceiro lugar, nova derrota, dessa vez para o Mogi, por 73 x 71.

Na edição em novo formato, o Flamengo caiu no grupo mais fácil da Champions League Américas. As partidas serão de ida e volta e os dois primeiros se classificam para as quartas de finais, que serão disputadas em melhor de três jogos, assim como a semifinal e final.

Confira:

Grupo 1 – Franca-BRA, Quimsa-ARG e Aguada-URU

Grupo 2 – Flamengo-BRA, Instituto de Córdoba-ARG e Valdivia-CHI.

Grupo 3 – Mogi-BRA, Biguá-URU e San Lorenzo-ARG

Grupo 4 – Capitanes-MEX, Fuerza Regia-MEX e Real Estelí-NIC

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

2 thoughts on “Basquete: Fiba divulga grupos da nova Champions League Américas

  1. Ferro o grupo do Franca, que até lá, deve ser bi paulista.
    O do Flamengo tem o Instituto, carrasco do próprio Flamengo ano passado. Esse time argentino é incrível, haja vista é´praticamente só de hermanos e bem jovem, é o atual vice argentino. A sorte é que tem a equipe chilena e classificam-se os 2 primeiros, Só que, tem depois o emparceiramento, no caso o 1º de um grupo joga contra o 2º do outro.

  2. FIcou relativamente fácil por ter um time chileno e classificar dois. É obrigação vencer em casa e fora dos chilenos e assim garantir a classificação.

    Mas a disputa de primeiro lugar com o Instituto deve ser dura. O time ano passado fez jogo duríssimo e botou em risco o título argentino do San Lorenzo, além de nos eliminar na Sula. E é importante lembrar que a partir das quartas o cruzamento será melhor de 3, com o time de melhor campanha fazendo duas partidas em casa. Ou seja, passa a ser importantíssimo ter boa campanha para ter dois jogos em casa nos mata mata, pois fará muita diferença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *