Ninho da Nação

100 dias de Jorge Jesus: O técnico que não treina o time, mas seu modelo de jogo

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Na semana que Jorge Jesus completou 100 dias de Gávea, o Flamengo chegou a 100 gols na temporada em 52 partidas. O aproveitamento do treinador português é de 74%, com 18 jogos, 12 vitórias, 4 empates e 2 derrotas.

No Campeonato Brasileiro, o aproveitamento chegou aos 86% de aproveitamento com uma média de 2,58 gols por jogo, superior aos 1,77 gols antes da chegada do novo técnico e os 63% de aproveitamento.

Segundo O Globo de hoje, um dos fatores determinantes para o sucesso do Jorge Jesus deve-se a sua imersão, pois, sem família no Rio, vive o clube em três turnos. Passa a maior parte do dia no Ninho do Urubu. Mesmo com atividade em um período.

Confira trecho:

“Em campo, o português sempre faz questão de dar o mesmo treinamento para os atletas que estavam sendo preparados para o jogo e os que não entrariam de início. Enquanto Jesus ensaia jogadas e movimentações em um campo, seu auxiliar, João de Deus, faz o mesmo com outro grupo, em outro campo. Os movimentos se automatizaram logo.

As modificações realizadas ao longo das partidas também são treinadas e testadas nos dois grupos. Há pouco coletivo. Nada de bobinho, dois toques. Os treinamentos são mais diretos e bem aproveitados, sobretudo pela falta de tempo e necessidade de recuperação.

Segundo impressões, o técnico não treina time, treina seu modelo de jogo. Para isso, vê muitos vídeos. Normalmente, terminada uma partida, retorna de viagem acompanhando os lances. No dia seguinte, requisita o material decupado dos analistas para exibir aos atletas”.

Na questão física, teve que ceder, ao enfrentar diversos problemas físicos seguidos. O médico Márcio Tannure passou a ter voz mais ativa nas decisões sobre preservar atletas de uma ou outra atividade ou partida. As lesões, que assombraram em dado momento, diminuíram bastante no momento de maratona entre duas competições.

O treinador estuda os adversários à exaustão:

“Jorge Jesus estuda os adversários à exaustão e mostra videos para os jogadores quase todo dia. Nos treinos, exibe os movimentos e instrui como os jogadores do Flamengo devem se comportar. Tudo de forma elaborada e detalhada”.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *