Ninho da Nação

Brasileirão 2019: Flamengo 1 x 0 Santos

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

No duelo mais esperado, uma excelente vitória do Flamengo por 1 x 0 contra o Santos, que coroou uma campanha brilhante no primeiro turno: são 42 pontos e vitória em todas as partidas que jogou no Rio de Janeiro: nove vitórias em nove jogos, com 26 gols feitos e apenas oito sofridos.

A defesa, que era vazada todo santo jogo, não sofre gol há quatro jogos no Campeonato Brasileiro.

Nos últimos sete jogos, sofreu apenas três gols, todos de bola parada: contra o Vasco, escanteio; contra o Grêmio, pênalti; contra o Internacional, falta.

Um dado significativo do crescimento defensivo Rubro-Negro: no duelo contra os dois principais concorrentes ao título, os dois únicos times que não acertaram o gol contra o Flamengo nesse primeiro turno foram Palmeiras e Santos. Foram oito chutes (seis do alvinegro e dois do alviverde) e nenhum no alvo.

********************

O duelo nesse sábado no Maracanã foi um belo confronto de dois treinadores que exercem o trabalho físico e tático ao extremo em seus comandados. Por ter em campo dois dos melhores ataques do campeonato, esperava-se uma chuva de jogadas perigosas e oportunidades. Mas a disputa ficou mais no campo estratégico, especialmente o Santos.

A equipe de Sampaoli não se lançou ao ataque, pelo contrário, mudou bastante suas características ao enfrentar o Flamengo. O time paulista buscou igualar na base da imposição física e buscando o contra-ataque, principalmente no primeiro tempo. O fato de ter impedido o time de Jorge Jesus de jogar foi bastante comemorado pelo lado alvinegro. Esse tipo de jogo vai se tornando cada vez mais corriqueiro, até mesmo de quem mais esperava uma postura diferente.

O Flamengo teve 60% de posse de bola nos 45 minutos iniciais, mas pouco conseguiu criar justamente pela forte marcação.

Quem enfrenta o Rubro-Negro sabe que não pode errar. O castigo após o passe errado de Sasha foi o belo lançamento de Éverton Ribeiro para Gabigol, que concluiu brilhantemente, encobrindo o goleiro adversário.

Foi o gol de número 30 do atacante em 40 jogos. São 11 gols nas últimas 10 partidas. São 20 gols nos últimos 19 jogos.

O placar fez o Santos mudar sua postura na segunda etapa.  A equipe alvinegra passou a ficar mais com a bola, tentar mais as jogadas ofensivas, o que resultou em campo para o Flamengo jogar. Com Arrascaeta desgastado após ser o titular dos dois amistosos pela seleção do Uruguai, Éverton Ribeiro e Bruno Henrique deram o tom das jogadas ofensivas.

Destaque importante para os dois volantes: Arão e Gérson.

Foi a sexta vitória seguida no Campeonato Brasileiro de um Flamengo que ainda não conhece seu limite. A torcida vive um sonho com atuações brilhantes e impositivas, jogando bem fora e dentro de casa.

O título do primeiro turno não significa nada. A não ser no contexto histórico: nos últimos nove anos, sete dos campeões do primeiro turno conquistaram o Campeonato Brasileiro. Tirando o São Paulo no ano passado, os últimos cinco campeões brasileiros também conquistaram o primeiro turno.

Acima de 41 pontos, apenas um clube não foi campeão sendo líder ao final do 1º turno: Atlético-MG em 2012, com 43 pontos – na época, só tinha um ponto para o segundo colocado.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

One thought on “Brasileirão 2019: Flamengo 1 x 0 Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *