segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Brasileirão 2012 - 27ª Rodada: Flamengo 0 x 1 Fluminense


Mais um daqueles jogos pra desconcertar o torcedor Rubro Negro. Já o torcedor tricolor deve estar respirando aliviado depois de ver os três pontos ameaçados em várias oportunidades. Mas tem sido uma estratégia, planejada ou não, pelo Abel Braga há tempo.

Foi assim, por exemplo, no próprio Fla x Flu do primeiro turno. Gol no começo e depois jogando como time pequeno, na defesa, o resto da partida. O que o Fluminense passou nesse domingo tem sido recorrente nesse campeonato: excelente aproveitamento no ataque e em seguida conta com a sorte e a incompetência do adversário em arrematar pro gol.

Já o Flamengo segue crescendo nesses últimos jogos contra os líderes. Mereceu a vitória pelo que jogou contra Grêmio, Atlético-MG e Fluminense, porém só conseguiu quatro pontos. Ainda nesse meio tempo poderia ter goleado do Atlético-GO, só que cansou de desperdiçar chances. Lá em Goiânia não fez falta, já agora fez. É um time que joga no limite, Dorival reconhece isso e tem mérito nessa evolução.

O primeiro tempo o Rubro Negro, apesar da maior posse de bola, era bem burocrático. Welligton Silva, bem acionado nos últimos jogos, sofria pela forte marcação de Thiago Neves, que recuava para fazer uma dobra na direita. O Fluminense levava mais perigo, e foi nos pés de Deco que o tricolor abriu o marcador em um belo gol de Fred. O Flamengo não se abateu e teve duas grandes chances com Ibson logo em seguida.

No segundo tempo o Flamengo conseguiu uma maior movimentação com as saídas de Léo Moura e Liedson e as entradas de Botinelli e Nixon, mas foi com a entrada de Renato no lugar de Amaral, que o time de Dorival criou chances inacreditáveis de gol.

Renato voltou bem demais. Sem grandes passes verticais, mas boas e rápidas viradas de bola, arma ideal contra times retrancados. Foi assim que Ramon conseguiu dois excelentes cruzamentos. Um Cléber Santana perdeu, outro Nixon deu cabeçada para defesa de Diego Cavalieri.

Ainda teve a infeliz vantagem (?) que o árbitro inventou para invalidar o gol e marcar o pênalti. Como alguém consegue ver vantagem (?) anulando um gol para apontar a penalidade? É um imbecil mesmo. Botinelli desperdiçou a cobrança.

Depois Love teve um gol corretamente anulado, pois estava impedido. E ainda não conseguiu dominar uma bola simples dentro da área.

* Dessa vez Ramon jogou melhor que Welligton Silva. Ramon ainda foi um monstro brigando contra três jogadores adversários depois de falha de Frauches.

* Partida ruim de Léo Moura e Liedson.

* Renato e Cáceres devem fazer a dupla de volantes. Cléber Santana apesar do gol escandalosamente perdido merece continuar como titular. O duro é encontrar um substituto pro Léo Moura.

7 comentários:

Marcio disse...

Se o Zinho confirmar a renovação do Leo Moura por 2 anos, é caso de polícia na Gávea. ultimo jogo como titular foi ontem, com a volta de Cacere e entrada de Renato Abreu, idade pesando, não tem gás para lateral e nem categoria para meio campo.

Derrota ontem, foi um pouco de incompetência e muito do acaso.

Nixon muito promissor, correu muito, não tremeu e quase faz de cabeça.

Prova que os garotos tem que entrar aos poucos, é a subida substancial de produção, com entrada dos mais experientes. Encostamos momentaneamente thomás, Muralha, L Antonio, Matheus.....

Leonardo disse...

Renato entrou bem e, lá no estádio, falei.. tem que deixar o cara bater! entrou bem no jogo.. tá ligado.. Botinelli correu olhando pra baixo.. paciência! Ele já tinha colocado a bola pra fora numa clara cera dos tricolores e torcida já estava o marcando.

Ibson mostrou vontade, mas deixou avenida pelo lado dele.. Tb armaria o time com Caceres, Renato e C.Santana. A última vaga, tentaria Adryan ou Leo Moura. Botinelli no segundo tempo.

Problema é indolência do Ramon (apesar do lance que salvou) e zaga.. Chileno foi mal demais e Frauxes mostrou toda sua inexperiência no gol.

Robson disse...

O time ontem jogou bem, apesar da derrota. Como estou de férias, assisti o jogo em um bar em Iriri cheio de tricolores, e eles comemoram muito a vitória e afirmaram que o fla jogou muito melhor. Não acho o Ramon tão ruim, ele precisa é de cobertura, pois joga de ala e não lateral, sofre pra marcar. Leo Moura ja fez muito pelo Fla, não renovo nem pro ano que vem (300 mil trago um bom meia), assim como Botinelli (não só pelo penalti, mas por tudo que não fez), manteria somente o Renato pra dar experiencia aos outros três (Muralha, Lorran e Luiz Antonio).
No meio, coloca o Adryan e o Matheus pra jogarem como meias e terminamos o campeonato dignamente.

Leonardo disse...

Faltou só comentar o lance do gol deles. Tirando a inexperiência de Frauxes e Amaral e a jogadinha ensaiada deles, com Fred recuando pra receber livre, só comentar a jogada que deu origem ao escanteio.

Mais uma vez, o nosso goleiro saiu vendido, com o gol tendo sido evitado pelo nosso zagueiro. Felipe tem qualidades, principalmente na saída pelo alto, mas sai sempre errado na bola. Já tomamos vários gols pelas suas saidas estabanadas!

Alô, Cantarelli!!!

André Amaral disse...

Bem lembrado, Leonardo.

Fred sempre faz isso. Faz um movimento em falso que confunde o marcador.

E sobre a saída do Felipe, tenho dúvidas se era necessária mesmo.

E infelizmente o gol saiu daquela jogada. Mas acho que foi providencial naquele lance.

Lemos disse...

Valeu Leonardo ,vc percebeu o que passa ao largo da observação de muita gente,as saídas estabanadas do Felipe,ontem mais uma vez.Contra o Santos e o Gremio nos custaram preciosos pontos,não cremos que seja problema de treinamento,o goleiro demonstra ser precipitado e ansioso.Já cascudo na profissão,não vislumbramos melhora para este defeito.Ontem o resultado foi absolutamente injusto,a falta de sorte nos acompanhou mais uma vez,bem como a falta de comando,o time tem que ter um batedor de penaltis e não ficarem discutindo quem vai bater na hora da penalidade.SRN

Lemos disse...

Grande a observação do Márcio,esta absurda renovação do Léo Moura é caso de polícia e de demissão do Zinho se tivermos uma nova ordem política no Flamengo para a próxima gestão.O Zinho é amiguinho pessoal do Léo e agora ao que parece, é que além de todas as mazelas o rubro negro está afeito, a ação entre amigos.A salvação e luz no final do túnel,são as próximas eleições,se a situação ganhar,continuaremos sujeitos a estas e outras barbaridades.SRN