domingo, 19 de agosto de 2012

Brasileirão 2012 - 18º Rodada: Flamengo 1 x 0 Vasco

Vagner Love faz gol, Flamengo vence

Que beleza. Uma vitória contra o rival sempre é bem vinda. Poderia ter sido mais tranquila se Léo Moura não perdesse um gol incrível, porém, mais que isso, se o trio de ataque não batesse tanta cabeça e não fosse excessivamente individualista.

Na defesa, Cáceres segue invicto. Já são três jogos com três vitórias e zero gol sofrido. Eficiente na marcação e bem na saída de bola. E o melhor, Welinton outra vez fez uma partida muito segura, dando seus chutões, mas antecipando em vários cortes e até puxando contra-ataques. Renato tem feito também bem seu papel.

Agora no ataque o time ainda bate cabeça. Thomás foi muito mal e Negueba pouco decisivo. Os dois servem para manter o esquema, pressionar a saída de bola, porém precisam melhorar o posicionamento entre eles. Por diversas vezes batiam cabeça, entravam pelo mesmo lado, ninguém fechava para o passe vertical.

Na verdade o Flamengo sente falta de um jogador talentoso com esse passe vertical. Com a atuação ruim de Luiz Antônio, no começo do jogo poderia ter dado um gol fácil para Love, Adryan pode ser esse meia. Faltariam atacantes para jogar em velocidade e manter a marcação, Liédson e Deivid não possuem essas características. Vamos ver o que Dorival vai arrumar. Hoje tirou o Ramon para entrada de um atacante.

Vagner Love outra vez foi decisivo. Com faro de atacante, aproveitou a rebatida do bom chute do Ramon, que demorou a acertar a marcação lá pela esquerda. Antes, o time passou sufoco com vários cruzamentos na área, Felipe quase vacilando, mas depois se recuperou e fez outras boas defesas.

No segundo tempo o Flamengo manteve a forte marcação, a entrada do Adryan, com seus dribles curtos e velocidade, tudo indica que deve ser o titular no lugar do Thomás, não permitiu o time ficar apenas preso à marcação. Ele deu uma belíssima assistência para Léo Moura, que incrivelmente perdeu, e poderia ter dado outra no final do jogo, mas deve ter ficado puto e queria fazer o gol sozinho mesmo.

Semana livre para Dorival tentar resolver esses problemas. Mas já fez grandes feitos com um elenco miserável. Eis a diferença de um treinador que teve 40 dias para trabalhar e não conseguiu montar um esquema que funcionasse para esse time limitado, enquanto outro aproveitou seus quinze dias, conheceu todo o elenco, vai mantendo seu esquema e vai conseguindo importantes resultados.

Flamengo caminha para um final de ano sem grandes sustos. Já está na hora de pensar pro ano que vem.

2 comentários:

Tiago Cordeiro disse...

Ramon saiu porque sentiu e aí acho que o Dorival não quis colocar outro lateral.

costabrito disse...

Que boa surpresa esse Caceres,deu uma melhorada boa no meio de campo e na proteçao da zaga .O trabalho do Dorival esta muito bom,mas ainda temos muito a melhorar para tentar a LIb.Na disputa AdryanxThomaz quem vai ganhar é o Fla.mas parece que o Adrian vai estourar primeiro,é mais finalizador e tem mais visao do jogo!!!O Thomaz esta evoluindo tb mas falta ainda uma confiança maior no seu jogo,precisa marcar logo um gol !!!! Dos garotos,so lamento nao terem testado ainda o Rafinha,parece problemas politicos ainda com o Zico !!!!