quarta-feira, 27 de junho de 2012

O que Jorge Sampaoli tem?

Jorge Sampaoli, o queridinho de nove entre dez torcedores Rubro Negros nas mídias sociais, afirma que um dos melhores jogos que La U fez foi justamente contra o Flamengo, naquele massacre inacreditável no Engenhão pela Sul-Americana.

Era um time que se preparou como nunca para a segunda competição mais importante da América do Sul contra um Flamengo preguiçoso, só pensando em se livrar de uma competição.

O treinador foi entrevistado pela Placar do mês de maio e comentou sobre essa partida. Imagina como os chilenos devem ter se preparado para aquele confronto, ao contrário do Flamengo.

“Reconheço que em algumas partidas a Universidad de Chile jogou melhor que o Barcelona de 2011, como o jogo contra o Flamengo pela Sul-Americana. Mas não é possível comparar com o melhor time do mundo.”

Segue trechos da matéria:

Todos os dias é o primeiro a chegar e o último a ir embora do centro esportivo da Universidad de Chile. Está no CT duas horas antes do treinamento, às 7h30, para assistir aos vídeos do próximo rival.

“Sou um treinador que tenta estar perto de cada detalhe, de cada movimento do rival. Queremos que os jogadores sintam que estão sendo observados o tempo todo e que não podem jogar fora um treino. Um treinamento bem feito pode dar a chance de ganhar uma partida.” 

Sampaoli proíbe a imprensa de assistir aos treinamentos. Gosta que as sessões sejam tão intensas como um jogo. A advertência é clara: quem não dá tudo no treino não joga. Sampaoli usa um software onde armazena dados como passes errados, recuperação de bola e chutes a gol e identifica como se movem os jogadores rivais. Em função disso, elabora jogadas de ataque e defesa. Trabalha dezenas de vezes cada jogada e movimento tático. “No começo, não entendíamos nada. Dava muito medo ter que aplicar no fim de semana o que ele pedia nos treinamentos. Agora já sabemos de cor”, afirma o zagueiro José Rojas.


Sem dúvida seria uma boa tê-lo na Gávea, mas na expectativa de resultados a longo prazo.



ATUALIZANDO:

Segundo o jornalista Jorge Nicola do Diário de SP, Sampaoli estaria com um pé na Gávea:

Indo para o Fla. Depois de ouvir “não” de Villas-Boas, o Tricolor tentou outro técnico gringo: o argentino Jorge Sampaoli, da Universidad de Chile. Porém, chegou tarde. O agente de Sampaoli disse que o treinador está perto do Flamengo.

8 comentários:

Pedro Dionísio Leal disse...

André Amaral vi uma matéria na Tv lance (Lance Total) onde o jornalista Rodrigo Mandarini sugere o nome do Pet o que você acha gostaria se possível que você desse uma olhada na matéria e respondesse o meu post. Eu acho que o Pet seria um bom nome apesar dele nunca ter sido técnico.

André Amaral disse...

Pedro

Sinceramente não sei. Nunca ouvi o Pet falar o que pensa sobre esquema tático, suas preferências.

Sempre vi o gringo mais como um profissional para cuidar da parte extra-campo.

Anônimo disse...

André,
Eu não gosto da opção tecnico estrangeiro na atual circunstância. É tudo muito diferente no Brasil, ele ia precisar de um twmpo para se adaptar. Não seria dado esse tempo... a propria torcida não daria...
Sobre outras opções: Andrade tenho certeza que não funcionaria, seria mergulhar de vez no precipicio. Leão, se assumir o Flamengo, eu não vejo mais jogo nem leio uma noticia enqto ele estiver lá .... tá difícil ....
abs. Marcel

Marcelo disse...

Sinceramente, acho difícil o time brigar pelo título esse ano com qualquer treinador. Assim, não acho que seria ruim ter um técnico estrangeiro que pudesse ter seis meses de adaptação para focar em 2013. E mesmo com técnico estrangeiro não adaptado não acho que teríamos risco de rebaixamento.

Robson disse...

É bom desde que seja para um trabalho a longo prazo, pra ele implementar sua filosofia e não precisar contar com alguns jogadores que estão em fianl de contrato (Renato, Maldonado, Rodrigo Alvim, Deivid) e poder dar tempo pra garotada. O interesse de Pet é ser gestor de futebol, ele até fez um curso para dirigente quando foi entrevistado a um tempo atrás no Lance e no Marca.
Alguem ouviu a entrevista do Zinho ontem ? já foi um Bye para o Joel, que disse que o time foi bem, está evoluindo, e o Zinho disse logo que o futebol foi péssimo

Marcelo disse...

Até agora, estou gostando muito da atuação do Zinho. Espero que ele continue firme como parece estar e que a diretoria dê suporte ao seu trabalho (essa é a parte que me preocupa!).

Robson disse...

Andre, existe chance do Dunga vir ? Deu na Radio Globo que ele já está no Rio de Janeiro e foi indicação do Zinho...
Alé, disso, em que o Flamengo vai gastar as luvas da renovaçao de contrato de televisão do estadual ? Trinta milhões é muito dinheiro pra essa Diretoria não conseguir um investimente decente, seja melhorando o CT quanto investindo na base ou no time profissional.

Anônimo disse...

O time é bastante limitado. não dá para fazer milagre! Fora que a dinâmica de jogo é outra. não dou um mês desde qdo ele assumir para pendurarem o cara numa cruz e chamarem de. enganador.