segunda-feira, 28 de maio de 2012

NBB - Playoffs: São José 106 x 90 Flamengo


Acabou, fim de temporada para o basquete Rubro Negro. São José venceu o Flamengo nesse domingo e fechou a série semifinal do NBB.

Aquele segundo jogo não consegue sair do pensamento. Com três pontos na frente, pronto pra fazer dois a zero na série, veio a ordem do banco para não fazer falta e Dedé matou uma bola de três para levar a partida para a prorrogação. Uma falta ali e São José teria que tentar um milagre do rebote depois do segundo lance livre.

Lembrou muito aquele último jogo contra o Limeira na temporada passada. Era vencer o time paulista e confirmar o primeiro lugar na fase de classificação pra ter vantagem de decidir em casa. Acabou perdendo, tendo que jogar duas vezes no Pedrocão contra Franca e foi eliminado na semifinal.

A classificação de São José para a final foi justíssima. Fez a melhor campanha, só perdeu um jogo em casa - justamente para o Flamengo, varreu Franca nas quartas, tem dois jogadores em excelente fase, Fúlvio e Murilo e sem dúvida tem um forte elenco.

O Flamengo também montou um forte time titular. Trouxe dois grandes estrangeiros, Kammerichs e David Jackson, acertou em cheio com a contratação de Caio Torres que jogava na Liga Espanhola, mas já não tem um Marcelinho tão carregador de piano como nas últimas temporadas e um banco que poderia ter rendido mais nos rodízios promovidos por Gonzalo Garcia.

Pois bem, agora é pensar na próxima temporada. O diretor Arnaldo Szpiro deu duas entrevistas aqui no blog. Uma logo quando reassumiu o cargo, veja aqui, e outra depois que apresentou os reforços, veja aqui.

Na primeira ele fala que a química acabou, que o grupo estava desgastado e injetaria um sangue novo. E de fato aconteceu, afinal do time titular só Marcelinho e Hélio foram os remanescentes da última temporada. Mas dessa vez a renovação terá que ser ainda maior e avançar para o banco de reservas.

Minhas prioridades para renovação: Federico Kammerichs, David Jackson e Caio Torres. O argentino trouxe a família com filho pequeno e a adaptação parece ter sido boa. Com certeza vai sofrer assédio do Regatas Corrientes para retornar à cidade. O americano é um dos mais valorizados estrangeiros da Liga Argentina, já acertou com o Peñarol para disputar a final em jogo único nessa segunda-feira porque Kyle Lamonte se machucou, mas sem vínculo contratual. Caio Torres parece ser o mais simples desses três, apesar de estar convocado para Londres.

Em seguida é ver a questão de Marcelinho: vai se aposentar depois dos jogos olímpicos? Se não, vai continuar no Flamengo aos 37 anos?

Volta à tona o velho sonho de contratar Alex do Brasília. Ele já chegou a aceitar uma proposta, mas a esposa vetou a contratação. Depois dessa negativa, trouxeram Kyle Lamonte para ser uma sombra de Marcelinho.

Tentaria outra vez o armador Benite, que recusou proposta Rubro Negra para acertar com Limeira e junto com o Gegê seriam os meus dois armadores com as saídas de Hélio e Fred. Ou um armador de nível estrangeiro caso Benite recue outra vez. Posição fundamental para quem quer ganhar um título.

Dispensaria também: Wagner, Duda, Teichmann, Átila (este pouco utilizado pelo Gonzalo), não gastaria uma cota de estrangeiro com Hayes e o treinador Gonzalo Garcia, que teve todos os recursos, todos os jogadores que pediu, mas não deu liga a esse time, não conseguiu organizar a defesa, levou cem pontos ou mais nas derrotas para São José e não fez o banco de reservas render o esperado nos rodízios. Vidal do Brasília, por exemplo, fez um time finalista com menos opção.

Agora começam as especulações, as avaliações, quem fica, quem sai. O primeiro passo é decidir quem será o treinador. Walter Roese, Neto, Sérgio Hernández? Marcelinho fica? Vai tentar Alex de novo? Os estrangeiros estão sendo bombardeados por propostas. A renovação será mais aguda?

Bom trabalho a diretoria Rubro Negra.

45 comentários:

Robson disse...

Realmente o jogo 2 definiu a série, se tivessemos ganho... Veja o pinheiros na outra semi, até jogando duas partidas em casa é muito dificil ganhar 3 jogos seguidos... A prioridade é na armação, concordo em tudo, Gege pra reserva e Benite de titular, o Helio não conseguia fazer o time rodar nos jogos fora.

Anônimo disse...

Swrgio Hernandez vai ganhar o tri argentino essa noite, ele ainda tem + 1 ano de contrato lá.
Acho que se quiser ganhar campeonato tem que ser alguem mais parrudo do que o Benite na armação. no mercado nacional nao. tem nao.
Manteiguinha se não der para gd investimentos eh uma opção , parece q esta quase fechado com o time novo de Suzano.
Larry Taylor, jeff agba, lugas cipolini, douglas nunes, algumas boas opções de reforços jah assinaram contrato pra prox temporada..
abs. Marcel

edu.rj disse...

o fulvio seria uma excelente opção. p tecnico, o que irigiu o paulistano pareceu entender bastante. fez um bom trabalho nessa temporada.
e o caso, marcelinho tem q ser pensado. acho q é ele q garante o duda no elenco e ele está rendendo bem pouco.
precisamos de opçoes p opçoes 2 e 3. na posição 1 precisamos de um titular!

Esporte Rio disse...

Que vergonha! Me senti envergonhado ontem. O time todo tem que ir embora.

Roberto disse...

É, a vitória no segundo jogo era decisiva. Agora tem q pensar na proxima temporada, muitos bons jogadores ja assinaram contrato, vamos ter que buscar la fora!
Esses 3 com certeza são prioridade para renovação, principalmente o kammerichs. Teichmmann e Hayes tem praticamente as msm caracteristicas, podemos dispensar um deles.
Tenho certeza que o Arnaldo Szpiro frequenta o blog e fará mais um ótimo trabalho, mas é preciso muito empenho!!

bcb disse...

Boa análise André.

A base de 2007/2009 tem que ser desfeita.

Duda, Hélio, Fred tem sair.

Teichmann,que não joga nada, idem.

Wagner eu já não sei, com ele defendendo o pick and roll fizemos nossa melhor defesa em SJ no jogo 2 e depois o Garcia sumiu com o cara.

Marcelinho é um problema:não aguenta mais carregar o time e não consegue ser um role player.

Difícil decisão em relação a ele.

Átila é outro que não acrescenta nada e pode ir.

então eu manda pra rua Duda, Hélio, Fred, Teichmann e Átila, com certeza.

Marcelinho, talvez.

O treinador tem que sair.

Tem que trazer um armador top,um grande defensor de perímetro, se possível com bom chute, e, acima de tudo, um jogador que seja top 5 do NBB.

Ou estrangeiro ou que já esteja aqui:Larry, Alex, talvez o Olivinha (não é top 5 mas é top).

Treinador não tenho nomes fora o do Hernandez.

André Amaral disse...

Concordo BCB.

A base que era titular, não rende mais. Foram pra reserva com a chegada de Torres, Kamme e Jackson e continuam não rendendo.

Sobre Marcelinho, um comentário de um amigo meu: vai ter que assumir uma função parecida com a da seleção brasileira atual de Magnano.

Alex seria meu nome.

Na armação, o uruguaio Osimani seria minha opção.

Dos nomes citados: Larry já renovou com Bauru, Douglas Nunes já foi pro Minas, Jeff Agba continua também em Bauru.

bcb disse...

André, duas perguntas:

Leandrinho desistiu de voltar?foi para um time melhor na NBA, mas não jogou nada.

Será que se o Scott Machado não for draftado não valeria tentá-lo?

Anônimo disse...

pra min o armador que deveria trazer é o osimani e reserva o gege o treinador o do paulistano ou do joenvile. os reserva manda todos embora traga outros que ajude o time titular quando entrar não pipoque. eu não entendi que esta escrito no blg que o americano acertou com penarol para o jogo final na liga argentina é o david jackson se for é so para final

Caco disse...

Szpiro é rato de mercado. Vai limar todas as babas da rotação e com certeza vai renovar com os estrangeiros que vieram com familia e estão adaptados. Acho que o Caio não fica,Szpiro sempre sonhou com Peter John Ramos e vai tentar. Quanto ao coach,Gonzalo já é ficha certa no Libertad Sunchales,outro vai chegar.
Abs.

Lucas disse...

Benite seria uma ótima contratação, mas somente se jogar de 2, na armação ele não serve, e isso foi demonstrado esse ano em Limeira

Lucas disse...

Ah e outra coisa, gostei muito da temporada do David Jackson no Flamengo, o melhor americano que chegou no Fla em anos. Mas sinceramente não sei se tentaria renovar com ele, esse tipo de acordo que ele fez com o Penarol já antes do jogo do Fla iniciar revela uma atitude antiética, e uma ceta falta de interesse om o próprio time pelo qual joga. Deve estar chegando à Argentina no inicio da tarde

André Amaral disse...

BCB

O Leandrinho encerra seu contrato lá essa temporada, depois vai ficar livre. Se o Fla e a BMG negociarem, pode rolar dele ser o nosso jogador.

Bem lembrado a presença do Leandrinho. Foi trocado de time na NBA e não pôde disputar as finais aqui do NBB. Muito falta.

O Scott Machado seria excelente. Tá treinando lá nos EUA, mas acho impossível ele voltar. O garoto é a sensação do esporte universitário lá, rei de assistência.

André Amaral disse...

Lucas

O Peñarol estava mirando André Laws ou David Jackson. Quem fosse eliminado ontem eles contratariam.

O cara lutou muito, caiu na placa de publicidade, não vi corpo mole ou "já pensando no título do Peñarol"...

André Amaral disse...

Atualizando:

Segundo o Basketeria, o Gonzalo Garcia vai mesmo pro Lá Union.

E segundo um jornal de Franca, Fernando Penna, Márcio Dornelles, Ricardo Probst, Wanderson e Atílio foram dispensados e já estão em conversa com o Benite.

Ano passado o Benite recebeu também proposta de Franca, além do Flamengo e Limeira.

André Monnerat disse...

Acho este time forte individualmente, mas fraco de jogo coletivo e muito, muito fraco de cabeça.

Agora, antes de pensar em reforços: isso aí se paga? Quanto os outros times de ponta estão gastando e quanto o Flamengo gasta?

Anônimo disse...

Andre
noticia na ARG é q Osimani já assinou por + um ano com Obras.
abs. Marcel

Marcio disse...

Noticiado semana passada, que Chupeta convidou Roese para treinamento da equipe sub 20 do Fla. Disseram que aceitou na hora, a confirmar. Se convidar para o adulto, nem vai pensar 2 vezes.

bcb disse...

Gonzalo Garcia vai sair mesmo?

Vai com deus e obrigado por nada.

treinador metido a defensivista e toma quase 110 pontos no jogo 5.

Lucas disse...

David Jackson não fez corpo mole, se esforçou sim, mas continuo achando que a atitude dele demonstra uma certa indiferença com o clube

André Amaral disse...

André Monnerat

Saiu umas duas semanas atrás no jornal O Globo - tem um post aqui do dia 19 de maio, que a folha salarial é de R$ 300 mil mensais.

Com o décimo terceiro: R$ 3,9 milhões por temporada. Pra se ter uma idéia, o marketing arrecadou R$ 3,7 milhões.

Não sei a média dos outros times de ponta, mas acredito que o ranking deve ser: Flamengo, Pinheiros, São José e Brasília.

É fato que não se sustenta. Nem na época do Areias o basquete era superavitário, imagine agora.

Lucas disse...

segundo o basketeria, o Flamengo estaria de olho no Figueroa do Pinheiros

Anônimo disse...

Figueroa certo no fla no proximo ano junto com talvez
Alex
Leiva
Dedé
Felipe Paulistano

Caco disse...

Figueroa foi furo que eu passei pro Bala há dois meses através de um amigo meu argentino que é jornalista por lá e tinha dito pra mim que o contrato dele acabava agora e que o Flamengo já estava fechado com ele. Quanto ao Leiva,impossivel,pivô da seleção argentina,super caro e que dificilmente vai sair do Peñarol pra jogar no Brasil. Quanto ao Roese,deve mesmo ser confirmado em breve.

Roberto disse...

Se ficarmos sem técnico, pode subir com o chupeta de novo, q apesar de muitos nao acharem, é um tecnico de alto nivel e ja ganhou o nbb! Se conseguir renovar com os principais jogadores, é só trazer um armador de alto nivel e dispensar fred, atila e teichmann ou hayes.

ANTONIO FERREIRA disse...

Ótima análise. Walter Roese é um excelente nome. Jovem porém com experiencia dos EUA. Vitor Benite e Gegê seriam ótimas contratações para a armação. Marcelinho já deu. A Diretoria deveria organizar uma despedida depois das Olimpíadas agradeçendo tudo que ele já fez pelo Rubro-Negro, mas acho que não dá mais. Átila, Fred, Hélio, Duda, Wagner e Teichmann devem sair. Manteria Caio Torres, Kamerinchs, David Jackson e Hayes. Traria o Mateiguinha e Olivinha, mesclando-os com alguns jovens promissores como o Fred Varejinho (como o Fla dispensou um jogador como ele?) e mais um ou outro (será que não há nenhum jovem das seleções sub-17 ou sub-19 interessado em jogar o NBB adulto). Por fim manteria também o Alexandre Paranhos.

Renato Croce disse...

Um detalhe: a torcida chegou mais junto nessa temporada. E não sei se foi apenas por causa do Tijuca. Sobre o NBB, a mídia aumentou, o nível técnico também... Assim como os gringos, é verdade. Mas até a LDO teve sua mídia. E falando especificamente do basquete rubro-negro, olha pelos blogs... Dos mais conhecidos aos iniciantes... Muitos estão falando do Flamengo. E como disse meu amigo Marcos Leal, do Bulls Brasil, estou tirando o #FlaBasquete do meu vocabulário. Não é FlaBasquete, é Flamengo. Não há separação. Analisando profissionalmente, o nome FlaBasquete é anti-marketing, pois tem a grandiosidade do nome do FLAMENGO por trás. Logo a separação não é boa, por mais que seja comum pra quem já acompanha. Concorda? Abraço!

Ruy Moura disse...

As contratações que sugiro são as de Vitor Benite, Olivinha e Marquinhos. Alex Garcia nem pensar. Traria de volta Gegê e Varejinho e manteria o Alexandre Paranhos. Apostaria na volta do Leandrinho e na permanência de Marcelinho, David Jackson, Kammerichs e Caio Torres. Talvez fosse o caso de dar nova chance ao Rafael Baby Araújo, campeão do NBB 1 para a suplência do Caio Torres. O resto pode ser dispensado, sem dó (Hélio, Fred, Duda, Guto, Teichman, Átila, Vágner)!

Robson disse...

Fred Varejinho quis ir para os EUA, mas acho que tendo um papel importante na rotação do time pode aceitar voltar... Baby nem pensar, somente se reformulasse o grupo todo, o time não gosta dele, muita confusão no vestiário... Com a proposta da Adidas, 27 milhões por ano em dinheiro, da pra investir uma parte e montar um bom elenco

marcio disse...

Posso estar falando a maior besteira do mundo, mas um dos maiores treinadores q vi foi Emmanuel Bonfim. Pode estar defasado, mas, como segunda opção.........

Lucas disse...

Sinceramente, não consigo ver Gege, Varejinho acrescentado muita coisa a um time que precisa ser campeão. No máximo fariam uma rotação de pouquissimos minutos, especialmente o Varejinho

Paulo T disse...

Discordo do renato que diz o termo Fla-basquete ser um anti- marketing.Esse termo poderia ser usado para criar por ex uma crife esportiva urbana voltada especificamente para o basquete , um hotsite com espaço publicitário e cadastro de fans do basquete do flamengo , enfim um espaço independente do futebol. inclusive com a criação de uma logomarca moderna nos moldes dos times da nba.
Na minha opinião a unica verba utilizada nos esportes olimpicos que atualmente e bem empregada e no basquete , que da retorno de marca , esportiva e um esporte apreciado por grande parte dos torcedores , eu alguém imagina o maria lenk lotado de torcedores torcendo pelo cielo , que já fizemos na hsbc arena . O que se gasta mensalmente no cielo e perto do que custa o time de basquete inteiro.

Caco disse...

André,o americano que deve fechar com o Flamengo é Joe "Smoken" Smith,do La Union de Formosa. Quase tudo certo.

DAVID SCHNEIDERMAN disse...

Guto, Duda, Wagner e Fred não tem condições de estar num elenco interessado em ganhar campeonatos. São muito fracos. Gonzalo Garcia em duas temporadas e quase 100 jogos depois só conseguiu fazer a defesa funcionar em apenas 5. O Jackson é bom jogador mas muito irregular. O Kamerichs no trabalho coletivo é excelente e o Caio Torres acrescenta bastante tb. O Flamengo precisa ter um armador de qualidade e colocar o Helio no banco. Se fosse para ter a porcaria do Wagner que não acerta nem bandeja e o Fred era melhor aproveitar o Gegê e o Varejinho que são novos e cheios de gás. Acho que com o Marcelinho o Flamengo não ganha mais nada. Ele agora com quase 37 anos, além de não ser mais decisivo não está marcando ninguém, além de atrapalhar muito o time com seus rompantes de piti. Pra mim ficam Kamerichs, Caio Torres, Teichmann e Jackson e o resto pode procurar o que fazer.

Anônimo disse...

em relação ao tecnico tem que ser um que tenha pulso forte que entre pra ganhar que ponha medo nos adversarios um bom nome seria o neto do joinvile!
aproveitar e mesclar a base dispensar alguns medalhoes como duda ,vagner,atila, fred.. tentar manter os estrangeiros e montar um time pra proxima temporada forte pra batermos de frente com uniceub!!
SRN danilo

Marcio disse...

Amigo Caco, qual a posição desse americano? Pode falar algo dele? C ele e Figueroa certos, temos direito a mais 1 estrangeiro.

edu.rj disse...

consegui achar um site c o perfil desse americano. ele é armador.
http://www.latinbasket.com/player.asp?Cntry=ARG&PlayerID=39402&AmNotSure=1
reparei q é quase unanime q é preciso mandar embora atila, wagner, helio, fred, guto e duda.
infelizmente, acho dificil o duda sair. marcelinho deve colocar pressao ai

Marcio disse...

Se é armador, ou ele ou Figueroa. Algo não tá batendo, não é razoável contratar pesado 2 jogadores da mesma posição.

Roberto disse...

Tem que lembrar q só podem 3 estrangeiros! Então tem que gastar essa cota bem!

Anônimo disse...

edu voce disse que acha dificilmandar o duda sair por calsa do marcelinho então manda os dois embora e os outros na que voce falou concordo com voce

edu.rj disse...

se dependesse de mim os 2 ja tavam fora

Anônimo disse...

Esse joe smith ai tem 35 anos já! Um pouquinho velho não!

Miguel Gonzalez disse...

Adeus, Gonzalo García!!!

Caco disse...

Joe Smith tem 28 anos e 1,98m. Foi considerado pela imprensa argentina o melhor ala-armador da liga jogando pelo La Union de Formosa onde teve médias de 18,9 pontos por jogo.

Caco disse...

Recapitulando. Smith tem 35 anos e 1,95m.